quinta-feira, 8 de maio de 2014

Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Lição 08, domingo, 25 de maio de 2014
Texto Áureo
“E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Sata­nás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.”  (2 Coríntios 12:7)
Verdade Aplicada
Não se pode permitir que aconte­cimentos anteriores à conversão continuem punindo o Homem, uma vez que já somos purificados pelo sangue de Jesus.
Objetivos da Lição
  •    Definir o que é complexo de culpa;
  •    Explicar como este complexo atua no indivíduo;
  •    Mostrar como Deus age na vida de quem sofre com o complexo.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
2 Coríntios 12:6   Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade;
2 Coríntios 12:7   E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;
2 Coríntios 12:8   acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;
2 Coríntios 12:9   e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
(Nova Versão Internacional)
2 Coríntios 12:6   Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.
2 Coríntios 12:7   Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
2 Coríntios 12:8   Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
2 Coríntios 12:9   Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 
(NTLH)
2 Coríntios 12:6   No entanto, se eu quisesse me gabar de mim mesmo, isso não seria uma loucura, porque estaria dizendo a verdade. Mas eu não me gabarei, pois quero que a opinião que as pessoas têm de mim se baseie naquilo que me viram fazer e me ouviram dizer.
2 Coríntios 12:7   Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso. 
2 Coríntios 12:8   Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. 
2 Coríntios 12:9   Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo.

Leituras Complementares (NVI)
Segunda
Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.
1 Reis 21:27
Terça
Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.
Atos 1:3
Quarta
Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,
na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles.
Romanos 11:13-14
Quinta
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Hebreus 8:10-12
Sexta
Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas.
Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.
Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:5-9
Sábado
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos "super-apóstolos", embora eu nada seja.
As marcas de um apóstolo — sinais, maravilhas e milagres — foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança.
Em que vocês foram inferiores às outras igrejas, exceto no fato de eu nunca ter sido um peso para vocês? Perdoem-me esta ofensa!
Agora, estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei um peso, porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos. Além disso, os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos.
Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado?
2 Coríntios 12:10-15

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)

Introdução
1. Arrependimento, uma decisão necessária
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. 
Provérbios 28:13
1.1. Como age a culpa?
Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado.
Salmos 38:18
Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada.
1 Samuel 1:15a
Porquanto são muitas as nossas transgressões diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós. As nossas transgressões estão sempre conosco, e reconhecemos as nossas iniqüidades:
Isaías 59:12

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11:28
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 
2 Coríntios 5:17

1.2. Inerte ao arrependimento
Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão. 
1 Reis 21:27
1.3. Peculiaridades importantes do complexo de culpa
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Mateus 11:28-29
Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.
Mateus 27:3
E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".
Mateus 27:4

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
Romanos 8:1
Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se. 
Mateus 27:5

2. Detectando o complexo de culpa
2.1. O complexo de Paulo
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Hebreus 8:12
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 
1 João 1:7
2.2. O relato de Paulo
Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
2 Coríntios 12:7
E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.
Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.
Atos 8:1 e 3
Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,
na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles.
Romanos 11:13-14
arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. 
Atos 7:58
2.3. O espinho na carne
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.
Tiago 5:16a

Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas. 
2 Coríntios 12:5

3. Ação de Cristo
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:9
A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, 
Romanos 5:20
3.1. A ação do Espírito Santo
As marcas de um apóstolo — sinais, maravilhas e milagres — foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança.
2 Coríntios 12:12
porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Filipenses 1:21
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 
2 Timóteo 4:7
3.2. O poder aperfeiçoado
Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado? 
2 Coríntios 12:15
3.3. Como o Espírito Santo nos capacita
Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos "super-apóstolos", embora eu nada seja. 
2 Coríntios 12:11

Conclusão

Plano de aula expositiva (PDF) - Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário