quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Levítico: o ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a igreja

Revista do 1º trimestre de 2018

Palavra do comentarista
Se no livro de Êxodo encontramos o registro da ação poderosa de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito e conduzi-lo à Terra Prometida (Êx 3.7-8), no livro de Levítico lemos sobre as instruções de Deus para o Seu povo sobre como deveria se aproximar dEle, ter comunhão com Ele, cultuá-Lo e viver na Terra Prometida. A expressão que mais se destaca nesse livro é: santidade.
A mensagem central de Levítico é: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Portanto, trata de assuntos que são totalmente relevantes também para a Igreja: redenção pelo sangue; ofertas; relacionamentos interpessoais; dízimo; ministério; bens materiais; ações de graças; entre outros. É um livro que aponta diretamente para Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, e Seu sacrifício na cruz. Tanto que alguns consideram o livro de Levítico como o “Evangelho do Antigo Testamento”. Que o Espírito Santo nos conduza neste estudo, a fim de que contribua para vivermos em santidade e comunhão com Deus.
Comentarista: Pr. Fernando Luiz Viana Alves - Presidente da CONEMAD/PAN; Presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira em Belém do Pará; Engenheiro Civil; Bacharel em Teologia; Escritor e Conferencista Internacional.


Sumário (clique nos links e veja os esboços)
01..................................................O livro de Levítico
02..................................................O sacrifício da expiação
03..................................................A oferta de manjares
04..................................................O sacrifício pacífico
05..................................................O sacrifício do Pecado
06..................................................O sacrifício da culpa
07..................................................O altar sempre aceso
08..................................................A consagração do sacerdote
09..................................................A purificação da lepra
10..................................................O dia da expiação
11..................................................As festas de Israel e o Ano do Jubileu
12..................................................Voto e dízimo

2 comentários:

  1. Estamos vivendo momentos difíceis quanto a preparação para a volta do Senhor Jesus. Nosso Deus rico em misericórdia nos conduz a salvação e coloca os seus escolhidos a serviço da Escola Bíblica Dominical com um tema esclarecedor sobre o Livro de Levítico - AT., nesse primeiro trimestre de 2018. Deus nos direciona a santidade, sem a qual não poderemos vê-lo! O Espírito Santo nos acompanha passo a passo na caminhada para uma comunhão com Deus,e com os irmãos. Obrigada Senhor pelo privilégio de fazer parte dessa história espiritual. Te agradeço em nome do Senhor Jesus. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo ver essa "RELEVÂNCIA" uma vez que a igreja não tem nada a ver com o sacerdócio Levitico. O nosso sumo sacerdote Jesus Cristo é descendente de Judá e segundo a ordem de Melquisedeque. tentar levar esse tipo de ensino pode ser problemático já que são dispensações diferentes. Dá uma consultada em Hebreus pode ajudar muito.

    ResponderExcluir