domingo, 2 de março de 2014

O movimento da Nova Era

Lição 10: domingo, 09 de março de 2014
Texto Áureo
“Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora”. (2 Tessalonicenses 2:7)
Verdade Aplicada
A presença da Igreja do Senhor Jesus nesta terra é a grande bar­reira que impede a efetivação do governo do anticristo.
Objetivos da Lição
  •    Apresentar a forma sorrateira que esta seita tem adentrado nos lares;
  •    Conhecer suas bases doutri­nárias;
  •    Refutar, com base bíblica, as heresias da Nova Era.
Textos de Referência
(Almeida Corrigida)
2 Tessalonicenses 2:7   Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;
2 Tessalonicenses 2:8   E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a ma­nifestação da sua vinda;
2 Tessalonicenses 2:9   A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e pro­dígios de mentira,
2 Tessalonicenses 2.10   E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
2 Tessalonicenses 2:11   E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
2 Tessalonicenses 2.12   Para que sejam julga­dos todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.
(Nova Versão Internacional)
2 Tessalonicenses 2:7   A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.
2 Tessalonicenses 2:8   Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
2 Tessalonicenses 2:9   A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.
2 Tessalonicenses 2:10   Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
2 Tessalonicenses 2:11   Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,
2 Tessalonicenses 2:12   e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.
(NTLH)
2 Tessalonicenses 2:7   A Misteriosa Maldade já está agindo, mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele que não deixa que isso aconteça.
2 Tessalonicenses 2:8   Então o Perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com a sua gloriosa presença.
2 Tessalonicenses 2:9   O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas.
2 Tessalonicenses 2:10   E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar.
2 Tessalonicenses 2:11   Por isso Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso.
2 Tessalonicenses 2:12   O resultado disso é que serão condenados todos os que não crêem na verdade, mas têm prazer no pecado.

Leituras complementares (NVI)
Segunda
"Despertem, nações; avancem para o vale de Josafá, pois ali me sentarei para julgar todas as nações vizinhas.
Lancem a foice, pois a colheita está madura. Venham, pisem com força as uvas, pois o lagar está cheio e os tonéis transbordam, tão grande é a maldade dessas nações! "
Multidões, multidões no vale da Decisão! Pois o dia do Senhor está próximo, no vale da Decisão.
Joel 3:12-14
Terça
Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.
"Então eu quis saber o significado do quarto animal, diferente de todos os outros e o mais aterrorizante, com seus dentes de ferro e garras de bronze, o animal que despedaçava e devorava suas vítimas, e pisoteava tudo o que sobrava.
E também quis saber sobre os dez chifres da sua cabeça e sobre o outro chifre que surgiu para ocupar o lugar dos três chifres que caíram, o chifre que era maior do que os demais e que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância.
Enquanto eu observava, esse chifre guerreava contra os santos e os derrotava,
até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino.
"Ele me deu a seguinte explicação: ‘O quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a.
Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino. Depois deles um outro rei se levantará, e será diferente dos primeiros reis.
Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo’.
"Mas o tribunal o julgará, e o seu poder será tirado e totalmente destruído para sempre.
Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.
Daniel 7:18-27
Quarta
"Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.
Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
Apocalipse 22:14-15
Quinta
"Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!
Isaías 65:17
Sexta
Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5:1-3
Sábado
Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.
2 Tessalonicenses 2:3-4

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
1. O movimento chamado Nova Era
1.2. O surgimento da Nova Era
1.3. Livros sagrados da Nova Era

2. A futura “Era aquariana” e as demais divisões das Eras
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado".
Daniel 9:27

Mas o Senhor fará distinção entre os rebanhos de Israel e os do Egito. Nenhum animal dos israelitas morrerá".
Êxodo 9:4
Caso contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu.
Êxodo 9:14
Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.
Êxodo 9:16

2.1. A primeira era: a “Era de Touro”
"Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
Êxodo 12:12
2.2. A segunda era: “A Era do Carneiro”
Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-lo até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem.
Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: "Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro.
Êxodo 32:20, 31
2.3. Terceira era: “A Era de Peixes”
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
João 1:1
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Filipenses 3:20

3. Heresias da Nova Era
3.1. Quem é Deus para a Nova Era
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
Gênesis 3:5
O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.
2 Coríntios 11:3
3.2. Quem é Jesus para a Nova Era
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
Colossenses 1:15
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,
Hebreus 1:3
Eu e o Pai somos um".
João 10:30
Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados".
Mateus 9:2
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
João 1:3
3.3. Quem é Lord Maitreya para a Nova Era
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5:3

"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".

Jeremias 1:5

Conclusão

Plano de aula expositiva (PDF) – Editora Betel

Um comentário: