quarta-feira, 19 de abril de 2017

O que significa ser um cristão?



Tg 1.19-27

Nós vivemos em uma cultura onde o ser cristão está vazio de significado, muitos professam ser “evangélicos” por modinha que  rebaixam a uma simples ideologia ou onde a indústria nos vê como mais um seguimento da sociedade a ser conquistado e cada vez mais nos distanciamos do verdadeiro significado de ser seguidor de Cristo. Mas em meio a tantas definições tais como sou “evangélico” ou sou “crente” ou ainda “gospel” ou “protestante”, o que de fato nos define como cristãos?
Será que são nossas roupas? Nossa maneira de falar? Nossa maneira de agir? é ir para igreja? Carregar uma bíblia? Diante da crise de identidade que vemos por todo lado o que nós podemos fazer para mostrar ao mundo identidade cristã autentica?

O que não nos leva a ser cristão?

Se dizer evangélico não faz de você um cristão, professar sua em Cristo não te faz cristão. Não beber, não fumar, não jogar, não roubar, não ser promiscuo ou ir à igreja não te torna cristão, muito menos ser crente, pois eu posso acreditar, mas não obedecer, acreditar e não segui-lo.

Tg.1.22

O que de fato faz você ser um cristão é o seu amor a Cristo e sua devoção a Ele. Um amor que nos move que nos conduz a reproduzirmos os mesmos comportamentos de Cristo é ter a mente de Cristo!
1 Co. 2.16

A palavra cristão significa pequeno Cristo.

Ser cristão neste contexto é acreditar nas palavras de Cristo e leva-las a sério é vive-las e praticá-las. É claro que ser cristão implica em evitar certos hábitos como os citados acima, mas vale lembrar que eles são a consequência não o que nos define.
Você não mente, não se comporta de modo indecente, não fala de maneira leviana, não se veste de modo escandaloso, não se embriaga, não é promiscuo porque sua vida foi transformada por Cristo! todos estes atos são a consequência de uma vida que foi mudada e não a causa. Ser cristão é dar frutos! Ser cristão é não se conformar com o mundo, mas transformá-lo pelo seu comportamento e pensamento.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Ser cristão é ser transformado a cada dia para nos tornarmos mais parecidos com ele!

Isso significa que:

Temos plena comunhão com Ele (Rm 8.16).
Damos adeus à forma leviana de pensar, própria do mundo (Fp 4.8).
Renunciamos ao domínio da velha natureza (2 Co 5.17).
Amar a Deus acima de todas as coisas e obedecê-lo ( At 15.28,29)
Viver em humildade (Mt 11.29)
Fazer a Vontade de Deus (Rm 12.2)
Ser a luz do mundo (Mt 5.14,16).

É pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus.
Ser cristão é ter um propósito bem definido em nossas vidas que é de amar e glorificar a Deus com nossas vidas e através de nossa pregação e testemunho mostrar ao mundo o poder regenerador do Espirito Santo.

Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

Romanos 14:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário