segunda-feira, 24 de abril de 2017

Decálogo



Ex.20 1-17


Os dez mandamentos ou as dez palavras são os estatutos perpétuos de Deus para o seu povo, são o Seu parâmetro de conduta e moral e não foram abolidos por Cristo, então por que ignoramos tanto? porque são tão importantes para o povo de Deus?

A Lei não foi dada como meio de salvação. Foi dada a um povo já salvo (19:4; 20:2) a fim de instruí-lo na vontade do Senhor, para que pudesse realizar o propósito de Deus como "um reino de sacerdotes e uma nação santa" (19:6). A revelação foi dada "não para dar, mas para orientar a vida" (Patrick Fairbaim, The Typology of Scripture, pág. 274).

Os mandamentos foram criados com a função de conduzir a recém criada nação de Israel em uma vida de santidade prática. As ordenanças tinham em vista orientar e direcionar a comunidade a atender ás necessidades de cada indivíduo, de maneira amorosa e responsável. Já na época de Jesus as pessoas viam as Leis como uma forma de barganhar com Deus, obediência em troca de prosperidade. As Leis se tornaram um fim em si mesmo.

Os mandamentos são um meio para cumprir a suprema lei de Deus que é o amor! Toda Lei é baseada no amor a Deus e ao Próximo, quando Jesus foi questionado sobre o maior mandamento Ele sintetizou os dez em dois que são amar a Deus acima de todas as coisas e próximo como a ti mesmo. (Mt.22.37/Rm 13.8-9/Gl. 5.14)

No novo testamento eles são ratificados como expressões autenticas da santa vontade de Deus, e são obrigatórias a todo cristão e é bom lembrar que deve-se observar todos os mandamentos e não um ou outro. Além disso guarda-los não são apenas uma questão de práticas externas mas de uma atitude que vem do coração. (Dt. 6.5)
Então vamos a partir de agora examinar cada um dos dez mandamentos.

Parte 1 relacionamento do homem para com Deus

1°) Primeiro mandamento: o único Deus requer adoração exclusiva

"Não terás outros deuses além de mim.”
Êxodo 20:3

Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Mateus 4:10

Hoje podemos permitir que muitas coisas se tornem nossos ídolos, quando nos concentramos excessivamente nelas em busca de identidade pessoal, significado de vida e segurança. Ninguém conscientemente intenciona adorar essas coisas, mas a partir do momento que essas mesmas coisas consomem todo nosso tempo e pensamento eles nos controlarão, deixe que Deus ocupe o lugar central de sua vida.

2°) Segundo mandamento: a condenação da idolatria

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.”
Êxodo 20:4

"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
Lucas 16:13

Esse mandamento previne a feitura de qualquer imagem com o intuito de adoração ou auxilio espiritual, tudo que sabemos ou pensamos de Deus deve estar relacionado ao que temos revelado nas escrituras, qualquer imagem representativa de Deus que é transcendental, é uma afronta a sua glória.

3°) Terceiro mandamento: a santidade do nome de Deus é inviolável

"Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.”
Êxodo 20:7

“Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;”
Mateus 5:34

O Nome de Deus deve ser objeto do mais absoluto respeito, usar o Nome de Deus de forma leviana como em gracejos, pronuncia-lo de forma hipócrita ou em maldições transgride a Lei de Deus. Hoje em dia é fácil não atentarmos para essa verdade, devemos lembrar que um nome é a definição de uma pessoa e o resumo do que pensamos a respeito dela, quando usamos o Nome de Deus em vão estamos esquecendo da seriedade que devemos ter diante de Deus. O nome de Deus também pode ser profanado por mal testemunho.

4°) Quarto mandamento: o memorial da criação e do criador

"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.”
Êxodo 20:8

E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado".
Marcos 2:27,28

Antes de qualquer consideração a respeito da necessidade ou não da guarda do sábado devemos entender o princípio que Deus quer nos ensinar através desse mandamento, sabemos que por causa da nossa ganancia desenfreada é bem possível que trabalhássemos sem interrupção, mas Deus em sua sabedoria proveu para o seu povo um dia especial para  descanso e adoração, um dia dedicado a Deus e o ensinamento passado aqui é que devemos sempre separar um período especifico para adoração e meditação das sagradas escrituras. Assim como da necessidade que temos de interromper o labor diário para repor nossas energias.

Parte 2 relacionamento do homem para com o próximo

5°) Quinto mandamento: honra devida aos pais
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
Êxodo 20:12

"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
Mateus 10:37

Esses mandamento abrange todos os devidos atos de bondade, ajuda material, respeito e obediência aos pais. Abrange também agressão moral e física.

6°) Sexto mandamento: o respeito e a preservação da vida humana

"Não matarás.
Êxodo 20:13

“Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.”
Mateus 5:22

“Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.”
1 João 3:15

Este mandamento proíbe o homicídio deliberado, intencional e ilícito e no novo testamento esse mandamento é endossado também com o ódio que leva a pessoa a desejar a morte do outro e o mata no seu coração ou qualquer ação maléfica que leva a morte espiritual também.

7°) Sétimo mandamento: fidelidade conjugal exigida

"Não adulterarás.”
Êxodo 20:14

“Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.”
Mateus 5:28

O adultério acaba por ser um dos pecados com a mais grave consequência, pois além de atingir o infrator acaba afetando também seu cônjuge e por vezes carrega consequências permanentes na vida do casal. (Pv 6.32.33/1 Tm 3.2)

8°) Oitavo mandamento: o direito de propriedade preservada

"Não furtarás.
Êxodo 20:15

E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Mateus 5:40

Este mandamento proíbe qualquer tipo de furto, desonestidade, ou corrupção. Todo ato que culmine no prejuízo ao próximo e seu patrimônio é um ato condenado por Deus.

9°) Nono mandamento: a falsidade condenada

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Êxodo 20:16

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Mateus 12:36

O falso testemunho, fofocas ou mesmo palavras ofensivas e levianas proferidas contra o próximo são duramente repreendidas nas escrituras. Devemos sempre ter respeito pelo nome e pela reputação das pessoas, não se deve fazer declarações sem fundamento sobre atos ou a reputação do outro. Devemos falar de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja. (Mt.12.34)

10°) Décimo mandamento: guardar o coração da cobiça

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
Êxodo 20:17

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Lucas 12:15

Cobiçar é desejar o que o outro tem. Vai muito além do simples admirar, a cobiça inclui a inveja que é o ressentimento pelo fato de outro possuir algo que não temos. Devemos lembrar que possuir coisas não nos faz feliz por completo antes estaremos plenamente felizes em Deus que nos supre com aquilo que realmente precisamos. Sempre ore a Deus para que ele possa direcionar seus desejos de acordo como a vontade dele.

Concluindo

O decálogo funciona para nós como um professor(Gl.3.24-25) mandado da parte de Deus para nos apontar o caminho certo a seguir, ele portanto não deve sei visto como um fardo, mas como um gracioso instrumento de Deus para nos conduzir no caminho correto, ao olhar para o decálogo devemos ter em mente quão alto é o padrão de Deus e que não podemos alcança-lo com nossos méritos mas através do novo nascimento e da obra santificadora do Espirito Santo em nós, possamos assim como o salmista Davi no salmo 119 (que por sinal é o maior capitulo da bíblia) louvarmos a Deus por sua lei perfeita e nos alegrarmos nela.

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.”
Josué 1:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário