sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vencendo a timidez e suas consequências

Lição 04, domingo, 27 de abril de 2014
Texto Áureo
“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)
Verdade Aplicada
A timidez pode impedir a con­cretização dos propósitos de Deus para nossa vida.
Objetivos da Lição
  •    Conhecer a origem da timi­dez;
  •    Mostrar os efeitos da timidez no indivíduo;
  •    Explicar como vencer a ti­midez.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
Êxodo 3:1   Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.
Êxodo 3:2   E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;
Êxodo 3:3   pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.
Êxodo 3:4   E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.
(Nova Versão Internacional)
Êxodo 3:1   Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
Êxodo 3:2   Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.
Êxodo 3:3   "Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. "
Êxodo 3:4   O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
(NTLH)
Êxodo 3:1   Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, o monte sagrado. 
Êxodo 3:2   Ali o Anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava. 
Êxodo 3:3   Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.” 
Êxodo 3:4   Quando o Senhor Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse:— Moisés! Moisés!— Estou aqui — respondeu Moisés.

Leituras Complementares (NVI)
Segunda
Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? "
Êxodo 3:13
Terça
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".
Êxodo 3:14
Quarta
"As autoridades de Israel o atenderão. Depois você irá com elas ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.
Êxodo 3:18
Quinta
Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair.
Êxodo 3:20
Sexta
"E farei que os egípcios tenham boa-vontade para com o povo, de modo que, quando vocês saírem, não sairão de mãos vazias.
Êxodo 3:21
Sábado
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
Josué 1:7

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
1. O que é timidez?
Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes;
digam aos desanimados de coração: "Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los".
Isaías 35:3-4

"Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?
Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Lucas 11:11-12

1.1. As causas da timidez
Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. 
Provérbios 22:6
1.2. Tipo de timidez
1.3. Timidez ou fobia social?

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;
Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
João 2:1-2
Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.
Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? "
Lucas 5:29-30
Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André.
Marcos 1:29

2. O tímido tem muitos medos
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
 

Salmos 133
2.1. Os sintomas fisiológicos mais observados da timidez
2.2. Os sintomas comportamentais mais comuns da timidez
2.3. Os sintomas afetivos da timidez

3. Moisés é confrontado com sua timidez
Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.
Juízes 6:2-3
Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
Juízes 6:11-15
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".
Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem".
Jeremias 1:4-6
Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? "
Êxodo 3:11
Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: "Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas".
Êxodo 1:22
Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras.
Atos dos Apóstolos 7:22
[Êxodo 3:11]
3.1. Um homem tímido e o desafio de liderar
Deus afirmou: "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte".
Êxodo 3:12

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
2 Timóteo 1:7

3.2. A cura da timidez e da autoestima de Moisés
3.3. A vitória de Moisés sobre a timidez

Conclusão

Plano de aula expositiva (PDF) – Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário